quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Direção de execução de obras

DIRIGENTE DE OBRAS
O objetivo do dirigente de obras é conseguir executar, o melhor possível, o que foi previamente projetado, planejado e orçado.
A experiência prática lhe possibilita colaborar com projetistas, planejadores e orçamentistas, minimizando incompatibilidades entre a teoria e as condições reais.
Não é raro que durante a execução da obra, surjam problemas ou se verifique que, mudanças, poderiam propiciar melhorias significativas. Cabe ao dirigente da obra, identificar, analisar, propor e discutir com projetistas, proprietários, fornecedores, prestadores de serviços, em fim, todos os que possam colaborar para que se consiga o melhor resultado possível.
A quantidade de profissionais envolvidos em uma obra, interesses econômicos e vaidades; costumam gerar conflitos. Se isso é uma fonte de problemas, também, pode provocar mudanças, com resultados melhores do que os planejados. Portanto, cabe ao dirigente da obra administrá-los, evitando problemas e aproveitando os benefícios que tais conflitos possam propiciar.
Dirimir dúvidas na interpretação dos projetos, detalhar etapas do planejamento geral, buscar a otimização de tarefas, supervisionar a administração da obra, controles de qualidade e medições, orientar e fiscalizar os trabalhos em andamento, fazem parte da rotina do dirigente de obras.

EQUIPE
A execução de obras é predominantemente um trabalho de equipe. Essa equipe é heterogenia, envolvendo desde o proprietário, até os serventes, passando por projetistas, planejadores e orçamentistas, administração da empresa, direção geral, mestre da obra, encarregados, oficiais, empreiteiros, fornecedores, laboratórios, etc. Cabe ao dirigente da obra possibilitar o relacionamento entre as partes, encaminhar os problemas que surgirem, buscando a melhor solução junto a quem tenha mais capacidade de oferecê-la. O bom dirigente de obra busca aproveitar ao máximo a capacidade e potencial dos membros da equipe, aparando arestas e propiciando condições para que as capacidades e potenciais se desenvolvam.
O dirigente de obra precisa ter conhecimento técnico suficiente para saber o que esperar de seus colaboradores com conhecimentos específicos. Precisa ter sensibilidade e conhecimento para administrar problemas de relacionamento humano. Ter capacidade para identificar problemas, buscar ajuda e conseguir soluções. Ter capacidade de síntese para preparar relatórios que informem a seus superiores sobre o andamento da obra, problemas ocorridos e soluções apresentadas.
Boa parte da capacidade do dirigente de obra é resultado da experiência, da vivência na prática, da sensibilidade e da humildade para aprender.

Nenhum comentário: